fbpx Skip to main content
Festivais

SAN JOSÉ FOTO 2018 – Uruguai – CONVOCATÓRIA

Por 27 de outubro de 2017Sem comentários3 minutos

O FESTIVAL

O Festival Internacional de Fotografia SAN JOSÉ PHOTO 2018, pretende criar um espaço de reflexão, reunião e divulgação de produção fotográfica contemporânea na cidade de San José -Uruguay.
O evento convida os pensadores, artistas, professores, produtores e curadores de todo o mundo a desenvolver atividades que compõem um programa intenso durante os três dias do festival:
exposições ao ar livre, oficinas, leitura de portfólio,  projeções e iniciativas de participação comunitária são as ações centrais do festival.

Mais de 3000 pessoas visitaram a última edição das exposições e mais de 50 convidados de diferentes partes do mundo participaram.
O festival permite um encontro íntimo e cordial entre artistas e público, buscando a constante interação da fotografia com o espaço público e os cidadãos de San José.

Em sua  terceira edição, eles buscam  artistas talentosos de qualquer nacionalidade para apresentar projetos fotográficos e multimídia para se tornarem parte da exposição principal do festival.

 

TEMA

De uma perspectiva aberta a todas as práticas fotográficas SAN JOSÉ FOTO pretende explorar diferentes representações visuais relacionadas ao tema LINKS.

– Hoje em dia há uma preocupação real com as diferentes formas de ligar os seres humanos, um tempo de confusão onde as fronteiras entre pessoas, situações, experiências e até territórios foram dissolvidos.
Um tempo sem padrões, onde as formas de se conectar com o outro mudaram a velocidades e tecnologias sem precedentes, parece ser a força orientadora do comportamento.

Somos indivíduos funcionais para a vida comunitária e caminhamos por nossos caminhos criando vínculos sociais, culturais, emocionais, espirituais e fetichistas uns com os outros.
No entanto, a virtualização avança contra a experiência real, e as relações interpessoais perdem a frequência que nos separa do nosso corpo e do nosso território.

Passamos por um momento em que se torna necessário refletir sobre os modos de se relacionar: quais são os links que valorizamos hoje? Como os comportamentos sociais mudam com a interação tecnológica?
Como as diferentes gerações estão ligadas aos nativos digitais que vivem com análises?

Quais são as conexões que mantêm países, comunidades e famílias juntos na era da globalização? Como essas relações mudam dependendo do ambiente em que elas se desenvolvem?
Como essas questões podem ser respondidas através da fotografia contemporânea?

Nesta chamada internacional, faremos uma seleção de projetos que investigam os links humanos localizados em qualquer espaço real ou virtual do planeta.

Queremos conhecer uma ampla gama de histórias visuais que vão desde as micro-histórias humanas ou íntimas do ser humano até narrações ainda mais complexas sobre o comportamento atual de nossa espécie
em diferentes cenários sociais, culturais e tecnológicos; ensaios sobre a atual inter-relação dos habitantes da terra em chaves emocionais, espirituais, históricas, identitárias, materialistas e de atitude, em direção à natureza.

A convocatória  está aberta  à apresentação de séries fotográficas, bem como a outras propostas artísticas, baseadas em fotografia em relação intrínseca com outras artes visuais, sonoras e poéticas, como uma metáfora dos
links que existem entre todas as diferentes expressões de humanos conexões.

SAN JOSÉ FOTO OPEN CALL

Será realizado  de 6 a 8 de abril de 2018.

Inscrição

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.