Skip to main content

Contribuidores

Conheça a aqueles que fizeram parte da da história do PandoraPix desde 2013.

PandoraPix

Aqueles que fazem a PandoraPix acontecer

Master Fine Art printer - Artist - Founder - Estúdio Laranjeiras

Marcelo Carrera Maia

Marcelo nasceu em 1969, paulistano, formou-se em administração de empresas e trabalhou por 20 anos como executivo da IBM, HP e SHELL. Em 2014, mudou de carreira e montou seu primeiro estúdio de impressão Fine Art e, logo depois uma galeria online, com foco em fotografia autoral contemporânea.

Paulistano, vive no Rio de Janeiro, cidade que escolheu como sua, desde 2008.

Aprofundou seus estudos de filosofia na Casa do Saber e arte contemporânea na  EAV – Escola de artes visuais do Parque Lage  é  Graduado em Administração de Empresas e fez mestrado de Marketing na USP –  e mestrado de administração de Empresas na ESPM SP  é  Mestrando em Artes do Instituto de Artes da UERJ é  Fundador  e  Master Fine art printer da PandoraPix Estúdio de Impressão Fine Art.

Finalista do Prêmio  de Fotografia  Marc Ferrez  FUNARTE 2014.

Participou do Festival Internacional dos Encontros da Imagem de Braga Portugal  com o trabalho Multiverso.

Master Fine Art Printer - Designer - Estúdio Barra da Tijuca

Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes, um carioca com uma paixão pelo design gráfico, traz consigo uma formação acadêmica que é a combinação perfeita de criatividade e conhecimento técnico. Graduado pela renomada PUC Rio em design gráfico e Engenharia Civil pela prestigiada UFRJ, Rodrigo é um verdadeiro entusiasta de tipografia, produção gráfica e design editorial.

Sua jornada de descoberta e paixão o levou a explorar o mundo da impressão Fine Art , fotografia e arte, expandindo seus horizontes e adquirindo habilidades valiosas ao longo do caminho. Rodrigo embarcou em uma busca de conhecimento, estudando gerenciamento de cores em São Paulo e se lançou na carreira de Master Fine Art printer. Durante esse percurso, realizou suas primeiras impressões Fine Art e mergulhou profundamente em pesquisas sobre arte e fotografia.

Hoje, Rodrigo é um empreendedor proprietário da PandoraPix Barra, e está prestes a inaugurar seu novo espaço em janeiro de 2024. A grande novidade é a incrível impressora Fine Art de pigmento mineral HP Z9+ Pro, a mais avançada do mundo. Com uma boca de impressão impressionante de 162 cm, ela oferece um desempenho de nível superior. O pigmento mineral utilizado tem uma durabilidade excepcional, podendo perdurar por mais de 275 anos, de acordo com os principais institutos independentes de avaliação da indústria Fine Art.

A paixão e dedicação de Rodrigo Lopes à arte, design e qualidade de impressão são a base do seu sucesso. Sua busca constante pela excelência e inovação é uma inspiração para todos na indústria gráfica

Colaboradores

Toda a nossa história com projetos incríveis realizados nesses 10 anos de PandoraPix

Lucas Albuquerque

Curador

Bacharel em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrando em Processos Artísticos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É curador independente e pesquisador, tendo sido curador-organizador da Galeria Aymoré (Rio de Janeiro). Realizou a curadoria das exposições “Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso”, no Instituto Inclusartiz, (2022) “Reparar horizontes, convergir gestos” (2021), no Espaço Cultural Oásis; “Futuração” (2021), “Bordas da ausência” (2019) e “Plural – sob os excertos da matéria” (2018), na Galeria Aymoré; e “Portas e janelas: Arvin Widder” (2018), no Museu do Ingá, além de outras individuais e coletivas. Atualmente, é também coordenador do programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz, estabelecendo conexões com artistas, curadores e pesquisadores entre o Rio de Janeiro (Instituto Inclusartiz), Londres (Delfina Foundation) e Amsterdã (Rijksakademie). Desenvolveu a pesquisa “As relações entre melancolia e nostalgia no filme Sixty six”, sobre o cineasta americano Lewis Klahr. No mestrado, desenvolve a sua dissertação realizando uma investigação sobre a produção final de Harun Farocki, refletindo sobre a imagem digital e a interseção entre guerra, entretenimento e mídia.

Walter Firmo

Fotógrafo

Nascido em 1937 no Rio de Janeiro, Ingressou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz, no jornal Última Hora, e não parou mais. Trabalhou em diversos jornais e revistas. Chamado de “mestre da cor”, Firmo é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola. Outra vertente bastante conhecida de seu trabalho são as imagens de festas populares registradas por todo o Brasil.

Márcia Mello

Curadora

Bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia. Foi curadora do Departamento de Fotografia do MAM (RJ), entre 1988 e 1997. Entre 2006 e 2015 foi diretora-curadora da Galeria Tempo (RJ)

Nana Moraes

Artista, Fotógrafa

Fotógrafa, nasceu em 1963 no Rio de Janeiro. Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).É diretora do Retrato Espaço Cultural e Coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira. Colabora há mais de 30 anos para os mercados editorial, cultural e publicitário, com cerca de mil capas publicadas.
Em 2021, expôs as matrizes artísticas do livro Ausência, no Centro Cultural Justiça Federal, na mostra Ausência Correspondência Fotográfica, com curadoria de Milton Guran, evento do FotoRio2021.Em 2020, realizou a exposição virtual, UNO expo-concerto. Em 2019 Nana Moraes recebeu pelo trabalho Ausência, a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, em sua 16º edição promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). Inaugurou, em 2017, a exposição Ausência no Centro Cultural Correios na programação oficial do FotoRio. No mesmo ano expôs Ausência na Casa de Cultura de Paraty no Festival de Fotografia Paraty em Foco. E em 2018 expôs na Fiocruz, onde recebeu a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos.
Publicou o livro Andorinhas, Nau Editora, em 2011, primeiro livro da trilogia DesAmadas.
Foi seis vezes vencedora do Prêmio Abril de Jornalismo e premiada pela Associação Brasileira de Propaganda como Destaque Profissional/Fotografia em 2007 e 2011.

Daniela Dacorso

Artista

Formada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciencias Sociais, desenvolve projetos como artista visual utilizando a fotografia.

Edu Monteiro

Artista

Artista visual, fotógrafo e pesquisador. É doutorando em Arte pela UERJ e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF (2013).

Bruno Veiga

Artista

Começou a fotografar nos anos 80 nos diários nacionais O Globo e Jornal do Brasil. Em 1995, monta a Strana Agência Fotogràfica.

Jorge Bispo

Artista

Formado em artes plásticas pela Escola de belas artes na UFRJ, trabalhou em alguns dos principais veículos de imprensa do Brasil, como Jornal do Brasil e Editora Abril.

Milton Guran

Mentor

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 1948, morou durante certo tempo em Brasília, onde fundou a Agência Ágil de Fotojornalismo e se tornou fotógrafo do Museu do Índio em 1986.

Claudia Tavares

Artista

Nasceu no Rio de Janeiro em 1967. É Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e em Imagem e Comunicação pelo GoldSmiths College da University of London.

Joaquim Paiva

Colecionador e Artista

Fotógrafo e colecionador de fotografia brasileira e estrangeira contemporâneas, Iniciou-se na fotografia em 1970 em Brasília, ao tomar fotos a cores do Núcleo Bandeirante.

Marcelus Amorim Lemos

Entregas

A ML Express é a parceira de entregas na cidade do Rio de Janeiro, trabalhando com entregas rápidas conseguimos atender a necessidade de comodidade, rapidez e eficiência de nossos clientes.

Joaquim Marçal

Historiador

Pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional (BN), onde implantou o primeiro núcleo de design e chefiou a Seção de Promoções Culturais, a Divisão de Fotografia e a Divisão de Iconografia. Idealizou e coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias de d. Pedro II, hoje inscrita no programa Memória do Mundo, da Unesco e contribuiu no projeto do laboratório da Biblioteca Nacional Digital – onde atua como curador, pela BN, no portal Brasiliana Fotográfica.

Doutor em história social, é professor nos departamentos de Artes & Design e de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e no curso de pós-graduação Fotografia e Imagem, da UCAM. É autor de textos sobre a história da fotografia e do design, de livros como História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 , curador de exposições como “Sebastião Salgado – territoires et vies” (Biblioteca nacional de França, 2005) e perito judicial em fotografia e artes gráficas.

Débora Maia

Co-fundadora

Consultora Especialista em RH, com MBA pelo IBMEC, sócia fundadora da PandoraPix e 4Health. Empreendedora e colunista da Revista RH.

Simone Rodrigues

Conselho Curatorial

Iniciou sua formação em artes visuais no final dos anos 1980. Tem graduação em História e é Mestre em História Social da Cultura . Atualmente é professora no Parque Lage.

Yago Toscano

Fine Art Printer

Mestrando em Arte e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (UERJ), graduado em Artes Visuais (UERJ), possui formação complementar em "Noções Curatoriais e Montagem de Exposições em Artes Visuais" orientado por Fernando Cocchiarale e Ivan Pascareli, Imersões Curatoriais pela Escola sem Sítio com orientação de Marcelo Campos, Leila Scaf, Ileana Pradilla, Fernando Leite, Cristina de Pádula e Tania Queiroz. Possui experiência em curadoria de exposições, montagem, pesquisa em acervos, produção e expografia; comunicação com artistas, instituições e galerias; revisão de textos críticos e curatoriais; programação visual e design para exposições.

Leonardo Ramadinha

Artista

Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Carioca, formado em Comunicação Social pela PUC, cursou especialização em Artes Visuais na Unesa e é pós-graduado em Fotografia e Ciências Sociais pela UCAM. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, EUA, Colômbia, Alemanha e Eslovênia.

Demian Jacob

Artista

Fotografo e artista visual Brasileiro nascido no Rio de janeiro, formado em Geografia e Meio Ambiente na PUC- Rio e Pós graduado em Fotografia memória e Comunicação pela UCAM. Durante a gradução frequentou vários cursos de fotografia arte e design, paralelo a formação académica foi assistente de diversos fotógrafos de moda, fine art e publicidade. Em 2015 se formou em fotografia grande formato 4×5 pelo ICP-NY , paralelamente ao curso trabalhou com fotografos como Marcelo Gomes em New York desenvolvendo um olhar paralelo a formação.

Toca Seabra

Diretor de Fotografia

Diretor de fotografia e operador de câmera de filmes de ficção e documentários para cinema e TV, inclusive algumas produções estrangeiras.

O MENTE JOVEM

Artista NFT

Seu nome verdadeiro é Thales Machado (nascido em 2001) do Rio de Janeiro. Sua história com a criatividade começou cedo, quando ele tinha menos de 12 anos. Depois de 4 anos trabalhando com design, ele entendeu que seu propósito na vida é criar sua própria arte e sinta-se à vontade para experimentá-la. Cada peça em sua coleção representa alguma visão ou experiência do artista. Sempre com o objetivo de expressar seus sentimentos de forma profunda e subjetiva em cada parte de sua construção, suas peças são íntimas e fazem parte de sua vida.

Marcos Bonisson

Artista

Marcos Bonisson é artista e Mestre em Ciência da Arte (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras e Pós-graduado em Arte e Cultura.
Estudou gravura, desenho, fotografia e cinema na EAV – Parque Lage (1978-1981). Começou a trabalhar com fotografia e filme Super 8 no final da década de setenta e com vídeo nos anos oitenta. Participou da 27* Bienal Internacional de São Paulo em 2006. Publicou o livro Arpoador (Nau, 2011) e o catálogo Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013). É professor de artes da Pós-graduação em Fotografia e Imagem da Universidade Candido Mendes ( Ucam), Ateliê da Imagem e da EAV / Parque Lage. Suas mais recentes exposições individuais foram: Pulsar, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em outubro de 2013, e Arpoador, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em junho de 2015.

Patricia Gouvea

Artista

Patricia Gouvêa nasceu em 1973 no Rio de Janeiro. Artista visual e pesquisadora, trabalha com fotografia, vídeo, filme, instalação e intervenção urbana. Sua pesquisa tem como um dos principais eixos a expansão das temporalidades da imagem a partir de reflexões sobre o corpo, a natureza, a destruição ambiental e os apagamentos da memória operados pelas “histórias oficiais”.

José Diniz

Artista

José Diniz Nasceu em Niterói, vive no Rio. Cursou pós-graduação em fotografia da UCAM e na EAV do Parque Lage. Tem a fotografia como eixo e atua também com vídeos, gravura e grande produção de livros de artista. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Contemplado com vários prêmios, incluindo o Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia. Seus trabalhos constam em coleções como Museum of Fine Arts Houston, BnF France, MAR – Rio, MAM-Rio/Joaquim Paiva, dentre outros.

Ana Carolina Fernandes

Fotógrafa

Estudou Fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Fotojornalista desde os 20 anos, trabalhou nos grandes jornais do país. Hoje em dia desenvolve projetos autorais documentais sem abandonar o fotojornalismo.Em 2016 ganhou o 9o Julia Margaret Cameron Award for Women Photographers na categoria editorial e Documentário. Desenvolve um trabalho documental sobre Cuba, entre outros projetos. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa 11º Edição (2016). Finalista do Magnum Photography Awards 2017.

Eustáquio Neves

Artista

Artista visual autodidata, formado em química em 1980. nasceu, trabalha e mora no Brasil. Desde 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias na fotografia. Nos últimos quinze anos, vem pesquisando as mídias eletrônicas, incluindo sequência e movimento. Entre outras linhas de interesse, discute temas relacionados à identidade e à memória da cultura afrodescendente com o trabalho social e crítico, o que muitas vezes leva a diferentes níveis de leitura. Seu trabalho tem sido amplamente divulgado em várias mostras no Brasil e no exterior, e tem recebido prêmios e consagração do público e da crítica

Eder Chiodetto

Jornalista, fotógrafo e Curador.

Nasceu em 1965, em São Paulo. É mestre em Comunicação e Artes pela USP e trabalhou de 1991 a 2010 no jornal Folha de S. Paulo, primeiro como repórter fotográfico, depois como editor e em seguida como crítico.

Karin Schaly

Fotógrafa

Formada em comunicação social e pós graduada pela UFRJ.

Trabalhou na área de publicidade durante 15 anos. Começou seu processo na fotografia após um curto período fora da área de publicidade.

Ingressou seu caminho na fotografia com inúmeros cursos entre Rio de Janeiro , São Paulo e EUA.

Hoje está há 12 anos na área da fotografia, e sua maior especialidade está na moda, jóias e pessoas.

Empresas Parceiras

FOTOS PRÓ RIO

CAMPANHA SOLIDÁRIA COVID - ANO 2020

Lançada em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, a campanha Fotos Pró Rio reúne 470 fotógrafos e artistas até 18 de outubro de 2020. O objetivo é arrecadar fundos para ONGs e profissionais da cultura afetados pela pandemia, comercializando fotos por R$ 180. As impressões são em fine art, com certificado de autenticidade e marca em relevo. Participam nomes como Poro, Rosângela Rennó, Ana Bella Geiger, Walter Carvalho e outros, com curadoria de 80 especialistas. O projeto beneficia organizações como Redes da Maré, Solar Meninos de Luz e Jongo da Serrinha, além de fotógrafos e artistas visuais em dificuldades.

Goethe Institut

Instituto Cultural

O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promovemos o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional.

Galeria Anita Schwartz

Galeria de Arte

Anita Schwartz participa ativamente do cenário artístico brasileiro há 25 anos. Após dirigir três importantes galerias, inaugurou em 1998 a galeria de arte contemporânea que leva seu nome, na cidade do Rio de Janeiro.

Galeria Movimento

Galeria de Arte

A Galeria, aberta em 2007 no Rio de Janeiro, representa uma nova geração de artistas brasileiros que exploravam novas linguagens contemporâneas para se expressar.

Rock In Rio

Evento Cultural

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, sendo, desde sua criação, o maior festival musical do planeta.

Artur Fidalgo

Galeria de Arte

A Galeria Artur Fidalgo galeria foi fundada em 2000 no Rio de Janeiro. Desde então é parte da cena cultural carioca e responsável por manter pulsando a arte brasileira.

Hoje mais de quinze artistas de diversas gerações e distintas naturalidades são representados pela galeria. Por lá também já expuseram outros nomes consagrados como

Antonio Dias, Artur Barrio e Ernesto Neto. A Artur Fidalgo galeria une a paixão pela arte e a vontade de contribuir para o processo de formação do olhar do público.

Instituto Italiano

Parceiro Cultural

Centro propulsor de iniciativas e de atividades de cooperação cultural e científica, o Instituto Italiano de Cultura tem como missão a promoção e a difusão no exterior da língua e da cultura italiana.

Em colaboração com a rede diplomático-consular no Brasil, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro organiza anualmente uma rica programação cultural que abrange diferentes setores: arte, música, cinema, teatro, dança, moda, design, fotografia.

Magnum Photos

Cooperativa fotográfica

A Magnum é uma cooperativa de fotógrafos francesa surgida em 1947, liderada pelo fotógrafo húngaro Robert Capa que fotografava em cenários de guerra desde os anos 30.

Instituto Moreira Salles

Centro Cultural

O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes patrimônios sobre Fotografia, Música, Literatura e Iconografia.

Agence France-Presse

Agência de notícias

A líder AFP é uma agência de notícias global que fornece cobertura rápida, completa e confiável dos eventos que influenciam diretamente o planeta e nossas vidas. Com sua incomparável rede de produção de notícias, estendida sobre 151 países, a AFP também ocupa a liderança mundial em verificação digital.

ART SAMPA

Feira de Arte

Em 2022, o calendário da capital artística da América Latina vai ganhar um novo evento que já nasce com a credibilidade de mais de 11 anos de experiência, sucesso e reconhecimento. Contando com a estrutura e equipe organizadora da ArtRio, a primeira edição da ArtSampa será realizada na OCA, projeto de Oscar Niemeyer dentro do Parque Ibirapuera, em meio ao jardim de Burle Marx e aposta em projetos inovadores e originais pensados exclusivamente para a feira.

ArtSampa é organizada pela ArtRio.

SP — ARTE

Feira de Arte

A SP-Arte é a feira Internacional de Arte de São Paulo. O evento acontece sempre em abril no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A primeira edição da feira ocorreu em 2005 atraindo a atenção de colecionadores, marchands, artistas plásticos e de diretores de feiras de outros países da América Latina, América do Norte e Europa. Desde então, tornou-se referência no mercado de artes plásticas no Brasil e o colocou na rota do mercado internacional de artes. Já participaram de suas 14 edições galerias da Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Portugal, México, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile, reunindo a produção de mais de 2.000 artistas oriundos de outros estados do Brasil e diversos países.

FotoRio

Evento Cultural

O FotoRio é um movimento de fotógrafos que atua como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotografia.

Enquadre

Molduras

Há 18 anos no mercado, a Enquadre é empresa especializada em molduras, quadros e gravuras, se tornando um setor específico para dar assessoria nas montagens dos quadros.

Hahnemühle

Fornecedor

Papéis fine art para diversas técnicas de pintura, aplicações artísticas, reprodução de obras de arte e impressão de fotografia e arte digital com rigorosa qualidade.

Canson

Fornecedor

Criada especialmente para acompanhar o universo criativo dos artistas e inspirar os apaixonados por arte, fabrica papéis de excelente qualidade para impressão Fine Art.

MAM

Rio Museu

O MAM Rio é voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura. Fundado em 1948, possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com cerca de 15 mil obras de arte.

A Gentil Carioca

Galeria de Artes

Fundada em 2003, A Gentil Carioca é uma galeria de Arte Contemporânea que se destaca das demais por ter sido idealizada por três artistas – Marcio Botner, Ernesto Neto e Laura Lima, e traz como um de seus principais objetivos, capturar e difundir a diversidade artística do Brasil para o mundo. Apresenta-se como um agente de transformação social e formadora de opinião.

Museu do Amanhã

Centro Cultural

O Museu é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.

Sergio Gonçalves

Galeria Galeria de Arte

Galeria de arte contemporânea inaugurada em 2012, participa anualmente da SpArte, Scope Miami e Feira Parte.

Miami Photo

Fest Festival

Esse festival anual de fotografia reune Workshops, Exposições, Debates e Palestras com o melhor da fotografia contemporânea.

Foto Contemporânea

Escola

O Espaço Foto Contemporânea é um espaço para o ensino, a produção e a discussão da fotografia. Pensar a produção de imagens de forma atual e contemporânea, ampliada, livre de amarras e conceitos ultrapassados. Um lugar para cursos, workshops, grupos de estudos, encontros com fotógrafos, artistas, curadores e outras atividades criativas.

Metara

Molduras

A Galeria de Arte Metara estabeleceu-se no Rio de Janeiro, em 1988, após uma bem-sucedida trajetória no exterior em molduras, gravuras e obras de arte em geral.
No Brasil, foi pioneira em técnicas de conservação e montagem em papel. A Metara serviu de modelo para outras moldarias após a introdução de maquinário importado de última geração da Inglaterra e EUA.

Apple

Parceiro tecnológico

Apple é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores.

Museu de Arte do Rio

Centro Cultural

O museu é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração.

Ateliê da Imagem

Escola de Fotografia

O Ateliê da Imagem é uma escola de fotografia carioca. Promove também em parceria com o Consulado Geral da França o Concurso Foto+/ Prêmio Hercule Florence.

Retrato Espaço Cultural

Espaço Cultural

Retrato Espaço Cultural
“A essência de nosso espaço é de um lugar que se transforma a cada dia para ser ocupado por cultura e invadido por arte”.

Revista ZUM

Revista de Fotografia

ZUM é a revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles. ZUM veicula ensaios visuais, artigos e entrevistas de artistas e pensadores nacionais e internacionais sobre fotografia e cultura visual.

Art Rio

Feira de Arte

Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a ArtRio 2021 irá reunir as principais galerias do país em uma edição híbrida. Entre os dias 8 a 12 de setembro, a Marina da Glória e o ArtRio.com recebem os programas PANORAMA, voltado a galerias estabelecidas do circuito, VISTA, com galerias jovens e projetos expositivos inéditos, e SOLO, dedicado a estandes de um única artista. A feira contará também com a 5ª edição do MIRA, um programa curado dedicado à videoarte, e com uma série de conversas com grandes nomes da arte contemporânea.

Instituto Cervantes

Parceiro Cultural

O Instituto Cervantes é a instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. O trabalho do Instituto Cervantes está dirigido ao mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. No Rio de Janeiro colabora com museus, galerias, teatros, editoras e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino americanas, desenvolvendo, neste sentido, atividades e ações amplas na cultura, educação e literatura.

Ciça Rego Macedo

Designer de Interiores

Inicialmente advogada, mas também apaixonada pelo universo da Arquitetura e da Arte, transformei a minha paixão em profissão ao fazer minha transição de carreira aos 35 anos, quando me formei Designer de Interiores em 2014, pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e, posteriormente, fiz especialização no Instituto Marangoni de Milão, na Itália.

Desde então, tenho usado meus conhecimentos técnicos, culturais, históricos e artísticos para ajudar outras pessoas a transformarem seus ambientes em lugares bonitos, elegantes e harmônicos, dentro das possibilidades financeiras de cada uma delas.

RIO PHOTO EYE FESTIVAL

Festival Internacional de Fotografia

RIO PHOTO EYE FESTIVAL é um festival internacional de fotografia bienal e uma organização de arte contemporânea com sede no Rio de Janeiro. O RIO PHOTO EYE FESTIVAL se propõe a criar um meio de integração arte e fotografia de forma ampla diversa tendo um foco artístico e cultural, que se comunique com várias gerações, estilos, visões por meio da apresentação de exposições, programas, palestras, cursos, leituras de portfólio e publicações. O RIO PHOTO EYE FESTIVAL Tem um Conselho de Administração de 10 membros da cena da arte e fotografia

EAV – PARQUE LAGE

Escola de Arte

Desde sua fundação, a EAV desenvolve programas de ensino em arte voltados para a formação de artistas, curadores, pesquisadores e interessados em estabelecer ou aprofundar o contato com a arte. Fundada por Rubens Gerchman em 1975, a EAV passou a ocupar a mansão em estilo eclético, tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico e paisagístico, substituindo o Instituto de Belas Artes. Projetada pelo arquiteto Mario Vodret em 1920, a residência do armador brasileiro Henrique Lage e sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni, foi tomada pela efervescência cultural gerada pelo modelo de escola aberta – um espaço para novas concepções estéticas – implementado por Gerchman.

Foro del Sur

Parceiro Cultural

A Fundação Fórum Sul é uma ONG sem fins lucrativos dedicada à promoção da diversidade, pluralidade de pensamento e ao fortalecimento da democracia. Suas atividades incluem investigação, formação e consultoria, buscando contribuir para políticas públicas que promovam a integração internacional do país. O foco da Fundação está em estimular a reflexão entre jovens líderes que estão assumindo posições de destaque nas áreas política, econômica e cultural.

O Foro del Sur trabalha para desconstruir visões hegemônicas da realidade local, buscando uma perspectiva mais inclusiva e diversa. A organização se inspira no trabalho do artista argentino Nicolás García Uriburu e na ideia do "nosso norte é o sul" de Joaquín Torres García, que desafia a visão tradicional do mapa-múndi. Sua sede, localizada em um edifício neogótico emblemático de Buenos Aires, reforça esse compromisso cultural e simbólico com uma visão plural e democrática do mundo.

SESC

Parceiro Cultural

O Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma entidade privada sem fins lucrativos com a responsabilidade social na sua essência. Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade. Tem desenvolvido atividades e ações em torno da educação, saúde, turismo e cultura. Estimulando a produção e difusão artística ao promover a articulação entre produtores e consumidores de bens culturais, proporcionamos novas formas de agir e de pensar, que possibilitam ao público a construção de uma nova visão de mundo.

Galeria Lima

Galeria de Arte

Fundada em 2021 por Marco Antônio Lima em São Luís do Maranhão, a Lima Galeria tem como escopo acompanhar e exibir o trabalho de artistas contemporâneos do Maranhão, Piauí e Pará. Com um programa plural, a galeria traz no núcleo de sua atuação a multiplicidade de vozes e o interesse por práticas com questões ecológicas, sociais e políticas, conceituais e processuais, que se desdobram entre a singularidade de expressões subjetivas e a conexão.